Compartilhar

Paraíba

FIEPB apresenta programa da Nova Indústria Paraíba em evento internacional sobre automação industrial

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 12 de dezembro de 2024

 Programação, realizada no SENAI em Campina Grande, apresentou um novo padrão tecnológico que pode impactar positivamente a modernização de processos industriais


O SENAI Paraíba recebeu nesta quinta-feira (12), em Campina Grande, um importante evento sobre tecnologia e automação industrial. Com abrangência internacional, o “Road Show O-PAS O Padrão dos Padrões & Indústria 4.0” apresentou uma nova tecnologia, aberta e padronizada, que pode contribuir de forma significativa com os processos de automação e transformação digital da indústria. 

Durante a programação, a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEPB) também apresentou ao público o projeto da Nova Indústria Paraíba (NIPB), uma iniciativa proposta pelo atual presidente da FIEPB, Cassiano Pereira, que tem o objetivo de contribuir com fortalecimento e modernização do setor industrial no estado. 

A apresentação, realizada pelo engenheiro Eugênio Medeiros, que é um dos consultores da NIPB, destacou os principais eixos de atuação do programa e como ele pretende apoiar e fomentar a neoindustrialização na Paraíba. 

De acordo com o consultor, ao receber esse evento de lançamento do padrão O-PAS, que é voltado justamente para a modernização por meio da automação industrial, a FIEPB e o SENAI contribuem ativamente para esse processo de neoindustrialização do estado. 

“Essa é uma tecnologia que está sendo trabalhada para virar um padrão em automação industrial, voltado para a indústria 4.0. Ela foi lançada nesse evento internacional recebido pelo SENAI, que já foi feito no mundo inteiro, e agora nós trouxemos para Campina Grande. A nossa ideia é buscar parcerias para tornar esse padrão tecnológico do futuro como um padrão para a automação industrial 4.0 na neoindustrialização da Paraíba”, explicou o consultor, ao destacar que essa tecnologia se conecta diretamente com uma das missões da NIPB, que é voltada para a transformação digital das indústrias e já começou a ser trabalhada pelo programa. 

Por sua vez, o gerente de Inteligência de Produto da Smar, empresa responsável pelo desenvolvimento do padrão O-PAS, Luciano Botto, destacou que Campina Grande é a 19ª cidade do mundo a receber o evento de lançamento dessa importante tecnologia para a indústria.  

“O O-PAS vem quebrar barreiras e transformar a indústria 4.0 em realidade. Quando falamos em O-PAS, as letras O e S são muito importantes, pois O vem de open (aberto) e S de standard (padrão). Essas duas características vão permitir o uso de diferentes equipamentos, de diferentes fabricantes, conversando entre eles. Essa é a principal característica do O-PAS, retirar tecnologias proprietárias que elevam o custo e trazer tecnologias abertas, onde equipamentos de qualquer fabricante conversem entre si, fazendo com que uma planta (industrial) tenha o melhor equipamento, do melhor fabricante e com o melhor custo-benefício”, sintetizou o gerente. 

Campina Grande em destaque 

Além de aproximar a nova tecnologia do setor industrial paraibano, por meio da interlocução com a FIEPB, o evento desta quinta-feira também referendou uma parceria que vai permitir o uso do padrão O-PAS pelo Laboratório de Instrumentação Eletrônica e Controle (LIEC) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). 

A instituição será a primeira da América Latina a testar o padrão O-PAS, colocando Campina Grande em posição de protagonismo no país. De acordo com o professor e pesquisador da UFCG, George Acioli, a expectativa é que esse trabalho beneficie diretamente a indústria paraibana. 

“A tecnologia O-PAS é o futuro da automação. Então, nós estamos aqui desenvolvendo pesquisa e queremos apoiar a indústria paraibana a partir desse conhecimento que estamos gerando na Universidade Federal de Campina Grande”, acrescentou o pesquisador. 

Texto/ Colaboração | Déborah Souza

Outras Notícias